Mindfulness é uma técnica de meditação que ajuda você a ter mais foco e relaxar depois de um longo dia de tarefas. O objetivo da atenção plena é estar ciente de toda ação, palavra e pensamento.

Quando fazemos as coisas conscientemente, aumentamos a consciência, o relaxamento físico e a tranquilidade.

Pesquisas mostram que a prática de Mindfulness pode ser um bom tratamento para a depressão. Um estudo observou que os benefícios psicológicos e cognitivos da atenção plena são o resultado de uma mudança na estrutura do cérebro.

Como resultado da plasticidade do cérebro e da prática de Mindfulness, é possível mudar nossos cérebros e propositadamente melhorar nosso bem-estar. Ao contrário da meditação com mantra que requer concentração em um som ou palavra em particular, o objetivo do Mindfulness é alcançar aquela consciência relaxada e sem julgamento de seus sentimentos, sensações e pensamentos.

Se você está praticando mindfulness como um iniciante, aqui vai um guia para começar:

Escolha um local tranquilo

Ao praticar mindfulness como um iniciante, você precisará procurar um local tranquilo para começar. Este lugar pode ser um quarto em sua casa ou até mesmo um banco no quintal. O lugar não importa muito; O principal é encontrar um lugar onde você possa passar alguns minutos sem distúrbios.

Encontre uma pose confortável

Escolha uma posição com a qual você se sentirá confortável ao praticar mindfulness. Esta pode ser uma posição deitada ou sentada. Se você é uma dessas pessoas que adormece facilmente quando medita, considere uma posição sentada. Desabotoe as calças e solte o cinto. Isso garantirá que você possa se concentrar totalmente ao respirar.

Se estiver sentado em uma almofada, cruze as pernas. Se você estiver sentado em uma cadeira, deixe os pés descansarem firmemente no chão. Endireite a parte superior do corpo sem enrijecer.

Lembre-se que a coluna tem uma curvatura natural. Permita que ela mantenha essa curvinha suave.

Esclareça o que você quer

Você pode usar algumas frases ou palavras para descrever sua meta ao iniciar. Como iniciante, você pode ter a prática de mindfulness como sua intenção principal. Outros objetivos que você poderá incluir pode ser reduzir o estresse, tornar-se mais consciente de seus sentimentos e etc.

Mindfulness é a capacidade de prestar Atenção com propósito momento a momento sem julgamento.

Pratique Mindfulness durante suas atividades cotidianas

Praticar mindfulness não precisa ser na mesma hora todos os dias. Escolha qualquer hora, como de manhã ou no almoço. O gatilho deve ser algo que você está fazendo, como tomar banho, almoçar, escovar os dentes e outras coisas que fazem parte de sua rotina diária. Você pode então conscientizar a atividade.

Por exemplo, ao tomar banho, você pode começar a pensar em como o sabão se sente contra sua pele, seu cheiro e sua forma.

O objetivo aqui é usar seus sentidos para se tornar mais consciente do momento. Também é possível usar seu corpo de maneira semelhante. Por exemplo, você pode se concentrar em como você sente o chão com os pés ou como as mãos e os pés se sentem com o contato da ducha.

Quando sua mente começar a vagar, tome conta disso e volte a concentração gentilmente. Você pode praticar isso por alguns minutos em um dia. O mais importante é garantir que você esteja completamente absorvido pela atividade ou sensação atual.

Concentre-se em sua respiração

Certifique-se de se concentrar na sensação física que a respiração traz. Concentre-se no ar que está se movendo em sua boca e nariz e a subida e descida de seu peito ou barriga. Concentre-se no som que a sua pele faz em contato com a sua roupa durante a respiração. Perceba o som que sai das suas narinas

Observe o momento atual

O objetivo da meditação de Mindfulness não é acalmar sua mente ou fazê-la alcançar um estado duradouro de paz. É prestar atenção ao momento atual. Não permita que os julgamentos surjam e levem para outros pensamentos que surgirem. Quando você os notar, observe-os mentalmente e deixe-os passar.

Lembre-se de que há muitos momentos em que sua mente será levada pelos pensamentos. O objetivo é continuar retornando repetidamente até que a atenção plena se torne parte do seu estilo de vida.

Seja gentil com seus pensamentos

Há muitos casos em que sua mente vai vagar. Você não precisa de preocupar com eles. Em vez de lutar com os pensamentos, você precisa observá-los sem qualquer reação. Tudo o que você precisa fazer é sentar enquanto presta atenção. Embora isso possa ser difícil de manter, isso é tudo que você precisa. Volte para sua respiração sem qualquer expectativa ou julgamento.

Não importa a atividade em que você se envolve e se você gosta ou não, quando você pratica mindfulness, não haverá espaço para ruminação. E quanto maior for o tempo de meditação melhores são os resultados.

Mindfulness: Um guia para iniciantes
5 (100%) 5 votes

Like it? Share with your friends!

2
67 shares, 2 points

Deixe seu Comentário

comentários