Hoje vamos falar de um tema que é muito prevalente, todo mundo já ouviu falar, que é a depressão! E  se você sofre de depressão, vai aprender como tratar a Depressão sem utilizar remédios.

Bom, por que falar de depressão? Depressão é uma coisa que é muito difundida todo mundo já ouviu dizer se está deprimido, todo mundo usa esse termo no dia a dia.

A depressão como uma doença médica é uma coisa diferente da depressão que a gente conhece. Ela afeta até 20% da população mundial. Ou seja, um 1/5 das pessoas no mundo tem ou vai ter um dia um quadro depressivo. No brasil estima-se que são 38 milhões de pessoas atingidas.

Mas como o que é a diferença entre depressão e tristeza? Todos nós temos variações de humor, tem dias que nós estamos um pouco mais pra cima, mas alegres, mais dispostos. Tem dias que nós estamos um pouco mais para baixo, acordamos mal, dormimos mal, a iluminação do dia não está legal. Passamos por alguma situação chata e desagradável. Isso faz com que a gente fique pra abaixo.

Essas flutuações são naturais e isso não tem nada a ver com a psiquiatria, não tem nada a ver com depressão.

“Depressão” é um termo que a psiquiatria roubou da geografia. Quando tem um relevo e cai em uma profundidade se diz que existe uma depressão.

Pois bem a nossa depressão também é isso, é um caimento, uma profundidade na energia vital da pessoa. A motivação e o prazer de viver é sugado.

Como é que um indivíduo com depressão se sente?

Ele pode se sentir triste, sem vontade de fazer as coisas. Mas às vezes a depressão não vem com tristeza, ela vem com uma coisa que é muito importante, que é a perda de prazer. Ou seja, parece que o mundo ele fica com uma lente preto e branco, as coisas não tem mais graça não tem  mais colorido.

As coisas que a gente gostava de fazer perdem a graça ,a gente se sente pra baixo, sem energia, sem capacidade para mudar essa situação, nossa autoestima cai, nós podemos sentir sintomas físicos, como:

  • Angústia
  • Aperto no peito
  • Falta de ar
  • Alteração de sono (insônia)
  • Alteração de apetite
  • Perda ou ganho de peso
  • Dificuldade de concentração e raciocínio

Tudo isso faz com que a pessoa sofra muito e ela não veja formas de sair dessa.

E pode ter pensamentos de acabar com tudo, pensamentos de morte. É um quadro muito importante que merece tratamento.

A pessoa que está deprimida tem alterações biológicas no cérebro, assim como fatores ambientais e sociais que também estão envolvidos nisso.  Ela precisa de um tratamento específico.

 

Como é o tratamento pra Depressão?

O tratamento da depressão envolve várias estratégias.

Quando o quadro depressivo é leve, sem sintomas físicos, quando a pessoa não tem nenhuma dificuldade pra levar as atividades do dia a dia. É indicado apenas atividades de psicoterapia, yoga, meditação e atividades física.

Quando o quadro tem muitos sintomas físicos está impactando no dia a dia. Deve ser adotado estratégias biológicas. E hoje em dia tem algumas estratégias aprovadas para esse caso, com muita eficácia.

Existe um estudo dos Estados Unidos que mostrou que 80% dos casos chegam a remissão completa. Ou seja 80% das pessoas com depressão podem de fato ser curadas.

A depressão pode ser abordada através de vários tratamentos e quando feita por especialistas tem 80% de chances de remissão.

O tratamento deve ser feito com o objetivo de deixar a pessoa bem, sem sintomas e com capacidade de agir na esfera profissional, familiar, social de uma forma natural.

 

Artigo by: Dr. Marco Antonio Abud (Psiquiatra)

Como tratar a Depressão sem utilizar remédios
4.5 (90%) 2 votes

Like it? Share with your friends!

Deixe seu Comentário

comentários