Nesse artigo você vai aprender um truque mental muito simples para aumentar o seu autocontrole.

Em uma experiência que aconteceu na universidade de Stanford na década de 70. Um pesquisador reuniu crianças de 4 anos de idade numa sala sem nenhuma distração. Uma sala que não tinha brinquedo, não tinha livros nem quadros.

Ele fez o seguinte desafio para as crianças. Primeiramente ele apresentou marshmallows e falou para elas o seguinte:

–  Vocês podem comer esse marshmallow ou vocês podem esperar eu voltar à sala. E quando eu voltar se o marshmallow ainda estiver aqui vocês vão ganhar dois marshmallows .

Depois do experimento o resultado foi o seguinte:

1/3 das crianças comeu os marshmallows de imediato.

Outro 1/3 das crianças conseguiu resistir à tentação por 15 minutos e recebeu o segundo marshmallow.

Otro 1/3 ficaram indecisas se comiam ou não o marshmallow.

40 anos depois os pesquisadores encontraram as 57 pessoas que tinham participado dessa experiência na decada de 70 e foi investigar como é que esse comportamento se manifestou na vida adulta. E eles viram seguinte, aquelas crianças que não resistiram ao marshmallow demonstraram um comportamento de quem não corresponde ao padrão de sucesso, eles não estavam bem financeiramente.


E as crianças que resistiram ao marshmallow tinham um padrão de sucesso. Porque densevolveram um processo cognitivo que eles conseguiam atrasar o seu sistema de recompensa. Eles conseguiam trocar uma satisfação imediata por algo melhor no futuro.

O que é interessante, esse experimento teve um desdobramento que foi o seguinte. Antes do experimento, o próprio pesquisador tinha pego as crianças que não resistiram aos 15 minutos e falou o seguinte, imagine que o marshmallow é uma fotografia. Preste atenção na cor do marshmallow, preste atenção no tamanho do marshmallow na fotografia.

Com esse simples truque as crianças conseguiram resistir aos 15 minutos.

Pois bem, na PNL isso se chama submodalidade. Algo que é real, que tem três dimensões, transformar em algo que tem duas dimensões, que é a foto. Porque na verdade esses estímulos externos como a gente percebe coisas visualmente e esteticamente, ela tem uma estrutura mental, quando você muda essa estrutura você muda a experiência.

Portanto se você pensa por exemplo em panetone suculento ou uma sobremesa deliciosa. Você imagina que na verdade é só uma foto, então não é mais 3d, é 2d. Você pode perceber que a foto de repente ta meio desfocada, você pode perceber que tem uma luz muito intensa.

E ai você pega essa pequena foto e começar a afastar de você, cada vez mais longe…
E provavelmente aquela vontade,  aquele impulso desaparece.

Então, mudando a estrutura você muda a experiência.

 

Mas só funciona com Panetone ou Marshmallows?

A resposta é NÃO!

Veja outro exemplo, digamos que você tem alguma compulsão, um consumismo muito grande, vontade de comprar alguma coisa.

Você pode fazer o seguinte, pensa nesse produto em uma vitrine e mentalmente tira uma foto desse produto, imagina essa imagem em uma moldura, como se fosse um quadro na sua mão. Imagina ela bem pequena. Mude o foco dela, deixe ela desfocado, vá diminuindo cada vez mais… até ficar do tamanho de uma uva… diminua mais ainda… até você imaginar somente um ponto piscando, e de repente, ele pisca e desaparece.

Provavelmente seu impulso desapareceu.

Experimente essa técnica e veja tem algum resultado!

 

Essa dica foi compartilhada pelo Coach de Alta Performance Ronaldo Gueraldi.

Veja o vídeo original aqui:

Como aumentar o seu Autocontrole em menos de 1 minuto
5 (100%) 1 vote

Like it? Share with your friends!

0
56 shares

Deixe seu Comentário

comentários