Os benefícios da cromoterapia eram conhecidos pelos curadores muito antes de Hipócrates. Esses sábios homens e mulheres sabiam que certas cores poderiam afetar as emoções. Os astecas do México antigo usavam cores irritantes para torturar seus inimigos.
Já foi realizadas inúmeras pesquisas científicas sobre os efeitos curativos da cromoterapia, uma terapia que hoje é amplamente aceita em todo o mundo.
A Cromoterapia serve para avaliar ou afetar o funcionamento metabólico de uma pessoa. Pode ser praticado aplicando luz colorida nos olhos, na pele e nos vários pontos dos Chakras no corpo. Esta terapia provou ser extraordinariamente eficaz no tratamento do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).
Uma cor pode ser uma forma de alimento, uma nutrição energética. Podemos supor que cada cor tenha um efeito nutritivo diferente. Geralmente os alimentos da mesma cor têm os mesmos nutrientes. Alimentos vermelhos como Tomate e Beterraba são altas fontes de vitaminas do complexo B. Alimentos verde-amarelados, como limões e a maioria dos verdes, como espinafre, são ricos em vitamina C.
A cromoterapia tem inúmeras aplicações, sem apresentar efeitos colaterais. A cor é uma forma leve mas poderosa de energia que pode ser usada para restaurar a perda de energia diária de um indivíduo. De fato, a cor é uma ferramenta poderosa se aplicada adequadamente na saúde, na psicologia, na nutrição, na decoração da casa, etc…
Capítulos do artigo
Como funciona a cromoterapia?
A cromoterapia é uma técnica que utiliza a percepções sensoriais das cores para combater ou induzir determinadas reações fisiológicas.
De acordo com o diretor do Instituto Wagner, na Califórnia, o sistema endócrino do corpo reage poderosamente a uma cor específica por causa dos neurotransmissores. Por exemplo, o vermelho é excitante para o cérebro e, portanto, os neurotransmissores estimulam as glândulas supra-renais a bombear adrenalina, deixando o corpo pronto para a ação.
Aplicações de cores diferentes
Cada cor tem suas características únicas e possui uma maneira especial de afetar as pessoas. Existem vários estudos e pesquisas sobre a terapia das cores, mas as descrições a seguir são baseadas nos dados mais recentes.
VERMELHO
Vermelho está associado com poder, vitalidade e excitação. Pode estimular alegria, felicidade e amor. Pode ser usado quando a vitalidade é baixa ou a circulação sanguínea é fraca. É também a cor que mais incomoda os doentes mentais e nunca deve ser usada em volta deles. Tem a vibração mais lenta de todas as cores visíveis e, portanto, tem o efeito mais rápido nas emoções. O vermelho também aumenta o apetite.
LARANJA
Muitas frutas e verduras são laranja ou laranja-avermelhadas, fazendo desta a cor da nutrição. Também é usado como cor energizante.
AMARELO
O amarelo é uma cor primária alegre, mas também traz sabedoria, compreensão e maior insight intuitivo, especialmente se for amarelo dourado. A cor amarela cria um efeito laxante, eles tendem a estimular a eliminação de resíduos do corpo a tal ponto que mesmo os rins são limpos. É uma cor terapêutica.
VERDE
Verde é a cor da natureza e da maioria dos vegetais, é uma cor curativa, pacífica, suave e fresca. É um bálsamo repousante para pessoas estressadas.
AZUL
Azul é analgésico e sedativo. Alivia a inflamação e a infecção. É também a cor da consciência celestial, verdade, harmonia, calma e esperança.
Enquanto o vermelho estimula as paixões, o azul as acalma. O azul é usado nas salas de crianças que sofrem de transtorno de defict de atenção.
ROSA
Esta cor tem efeito sedativo poderoso. O sistema de prisão da Califórnia instalou “celas de sedação” pintadas de cor-de-rosa para prisioneiros durões e indisciplinados. Quando um prisioneiro quebra as regras, torna-se excessivamente agressivo ou exige disciplina, ele é levado a uma dessas celas cor-de-rosa por pelo menos trinta minutos. O estado agressivo do individuo começa a diminuir em dez minutos. Os efeitos sedativos e relaxantes musculares do rosa estão sendo experimentados por cientistas comportamentais em geriatria, adolescentes e em terapia familiar.
PRETO
Se a cor rosa acalma, o preto pode levar à depressão. A KGB, a polícia secreta russa, conhecia essa propriedade de negros e psicologicamente torturava seus prisioneiros, trancando-os em uma cela pintada de preto para induzir depressão. Muitas pessoas acham o preto muito deprimente. As associações inconscientes com essa cor são de baixa vibração, como morte, morte, terrorismo e traição.
BRANCA
Esta é a cor da pureza e bondade. Representa a harmonia, pois combina todas as cores do arco-íris. Ele eleva o humor e ameniza a depressão
VIOLETA
Esta linda cor representa bons motivos e aspirações espirituais. Está associada à prosperidade, riqueza e abundância. Ela aumenta as emoções do amor e aumenta as mudanças nos processos psico-sexuais.
Existe uma relação especial entre certas cores e o indivíduo. Então, se você quer ser saudável, fique longe de muito vermelho e preto. Use azul e verde em seus ambientes. As cores podem te ajudar a viver muito bem e saudável.