No Dia de Ação de Graças, as pessoas dos Estados Unidos expressaram gratidão pela generosidade de suas vidas, mas muitos podem não perceber que, ao fazer isso, também estão melhorando a qualidade de sua saúde e aumentando suas expectativas de vida.
A evidência científica é conclusiva quando se trata de humor, perspectiva e saúde. As pessoas felizes vivem de 7 a 10 anos a mais do que as pessoas infelizes, e as pessoas otimistas têm um risco 77% menor de doenças cardíacas do que as pessoas pessimistas.
Pesquisas mostram que pessoas consistentemente gratas são mais felizes, mais enérgicas, mais esperançosas, mais prestativas, mais empáticas, mais espirituais, mais tolerantes e menos materialistas. Eles também são menos propensos a serem deprimidos, ansiosos, solitários, invejosos, neuróticos ou doentes.
A evidência
Em um estudo, um grupo de participantes foi solicitado a nomear cinco coisas pelas quais são gratos todos os dias, enquanto outro grupo foi solicitado a listar cinco aborrecimentos. Os que expressavam gratidão não só eram mais felizes e otimistas quanto relatavam menos sintomas físicos, como dor de cabeça, tosse, náusea ou acne. Outros estudos de gratidão mostraram que aqueles com doenças crônicas demonstram melhora clínica ao praticar gratidão regular.
As pessoas severamente deprimidas instruídas a listar diariamente os pensamentos de gratidão eram significativamente menos deprimidas no final do estudo, quando comparadas com as pessoas deprimidas que não eram solicitadas a expressar gratidão. E sabemos que a depressão é um fator de risco significativo para a doença.
Como a gratidão aumenta a felicidade?
Segundo o Dr. Lyubomirsky, gratidão:
- Promove experiências positivas na vida
- Fortalece a autoestima
- Ajuda a lidar com o estresse e o trauma
- Incentiva atos de cuidado e comportamento moral
- Ajuda a construir vínculos sociais, fortalecer os relacionamentos existentes e fomentar novos relacionamentos (e sabemos que as pessoas solitárias têm o dobro da taxa de doenças cardíacas do que aquelas com fortes conexões sociais)
- Inibe comparações prejudiciais
- Diminui ou detém sentimentos negativos como raiva, amargura e ganância
- Frustra a adaptação hedonista (a capacidade de ajustar seu ponto de ajuste para novas circunstâncias positivas, de modo que não apreciamos a nova circunstância e isso afeta pouco nossa saúde geral ou felicidade)
Como Praticar Gratidão
Você não precisa esperar pelo Dia de Ação de Graças para aproveitar os benefícios da Gratidão para sua saúde e felicidade.
Mantenha um diário de gratidão.
Pondere 3-5 coisas pelas quais você é atualmente grato (tudo bem se essas são coisas mundanas!) E escreva-as. Os dados sugerem que fazer isso uma vez por semana pode ser mais benéfico, mas se você achar que fazer isso diariamente funciona melhor para você, vá em frente!
Cultive uma atitude de gratidão.
O diário pode não ser a sua xícara de chá, então você pode estar melhor apenas treinando para pensar pensamentos de gratidão. Tente perceber um pensamento ingrato que você tem a cada dia e mude-o para algo pelo qual possa ser grato.
Varie sua prática de gratidão.
Tente registrar o diário às vezes, pensando pensamentos agradecidos, falando o que você é grato na hora do jantar, fazendo arte sobre o que você é grato, mas sacuda! Nós tendemos a ficar entediados facilmente, então a prática da gratidão funciona melhor quando mudamos a forma como somos gratos.
Expresse gratidão diretamente aos outros.
Chame um amigo, escreva uma carta, compartilhe seus pensamentos de gratidão com os membros da família ou converse com um colega de trabalho sobre o motivo pelo qual você é grato.
Pelo o que você é grato?
Compartilhe sua gratidão aqui nos comentários.
Com gratidão!
WakeUpWorld