Você já sabe que o medo pode roubar sua alegria e impedi-lo de alcançar seus sonhos. Mas você sabia que isso também pode deixar você doente?

Sempre que sua mente sente medo, isso desencadeia a “luta ou fuga”. Resposta ao estresse em seu corpo, que desativa os mecanismos naturais de autocura do seu corpo e o torna mais suscetível a doenças.

Mas nunca tenha medo (sem trocadilhos). Aqui estão algumas dicas para viver uma vida mais feliz e saudável superando o medo.

 

Entenda que o medo é primordial.

O medo origina-se da sua amígdala e serve como um mecanismo de defesa destinado a salvar sua vida. Mas na sociedade moderna, o medo é um sinal de alerta descontrolado.

A maior parte do que você tem medo – perder um ente querido, dinheiro ou um relacionamento, por exemplo – não está realmente ameaçando sua vida, embora possa estar ameaçando sua sensação de segurança. Você pode não ser capaz de abandonar a emoção do medo, mas você pode fazer a escolha de não permitir que o “programa” continue rodando.

 

Avalie seus medos para determinar se são úteis ou prejudiciais

Se você tem medo de bater nas pedras quando pensa em pular de um penhasco, seu medo provavelmente é válido. Mas se você tem medo de escrever o livro que sonha em escrever porque tem medo de fracassar, o medo só está te impedindo de realizar.

Às vezes, o medo aparece como uma intuição valiosa, mas muitas vezes é apenas um agente de auto-sabotagem. Aprender a perceber a diferença pode fazer toda a diferença.

 

Reconheça que o medo muitas vezes se disfarça de proteção

Considere quantas vezes você toma decisões por causa do “apenas no caso”. Lembre-se que “apenas no caso”? é o medo disfarçado de autopreservação. Mas ainda é medo, e ainda é prejudicial à sua saúde.

 

Conscientemente dissocia-se do medo

Uma vez que você percebe que o medo freqüentemente o machuca mais do que o protege, e uma vez que você percebe que o medo é uma emoção primordial originada da parte reptiliana do seu cérebro, é mais fácil notar seu medo à distância, em vez de deixá-lo ditar suas decisões. Tente dar um nome ao seu medo.

Visualize-o como uma fera separada de você. Em seguida, dê um tapinha na cabeça e assegure-se de que você avaliou a situação, tudo está bem e não há necessidade de se assustar.

 

Identifique a voz da sua fé

Em seguida,  convide sua fé para acabar com seu medo.  Uma vez que você possa identificar a voz do seu medo, veja se você pode tocar na voz da sua fé. (Nós chamamos o de  “Luz Divina”  , aquela voz sempre radiante, perpetuamente brilhante e totalmente autêntica que está sempre dentro de você.)

 

Confie que, não importa o que aconteça, você pode lidar com isso

Abaixo de todos os nossos outros medos, há um medo radical – “não consigo lidar com isso”. Mas no fundo você sabe que pode. Confie nesse conhecimento profundo.

 

Peça orientação

Se você não consegue identificar quem deve ganhar – seu Medo ou sua Coragem, procure orientação divina. Peça sinais do universo e aprenda a interpretar as respostas.

 

Cerque-se de pessoas corajosas

Quando você se cerca de pessoas medrosas, elas não podem deixar de projetar seus medos em você, e você pode ser arrastado para o lixo sem querer. Mas quando você se cerca de pessoas corajosas que correndo riscos, você se sentirá inspirado a ser mais corajoso.

Quando você toca sua fé e encontra sua coragem, é provável que você ainda sinta medo, mas você não será mais governado por ela. Quando você toca em sua fé e aprende a superar seus medos, seu cérebro interrompe a resposta ao estresse e desencadeia a resposta de relaxamento. Quando a resposta de relaxamento é ativada, o corpo pode se curar novamente.

 

Você está pronto para ser corajoso?

Que medo está te segurando? Que ação corajosa você pode tomar hoje para provar que seu medo não decide as suas escolhas?

 

Wake Up World

8 Maneiras de superar o Medo e Aumentar sua Saúde
5 (100%) 2 votes

Like it? Share with your friends!

Deixe seu Comentário

comentários