O objetivo da meditação basicamente é focar e silenciar sua mente, eventualmente alcançando um nível superior de consciência e paz interior. É possível meditar em qualquer lugar e a qualquer momento, permitindo que você sinta uma sensação de paz e tranquilidade independentemente do que estiver acontecendo ao seu redor.

1 – Escolha um ambiente pacífico 

A meditação deve ser praticada em algum lugar calmante e pacífico. Isso permitirá que você foque exclusivamente na tarefa em mãos, evitando bombardear sua mente com estímulos externos.

Tente encontrar um lugar onde você não seja interrompido durante toda a sua meditação – independentemente de ela durar cinco minutos ou meia hora. O espaço não precisa ser muito amplo – uma salinha pequena, ou até mesmo seu escritório, pode ser usada para meditação. O importante é ficar sozinho.

Para quem é novo em meditação, é especialmente importante evitar qualquer distração externa. Desligue aparelhos de Televisão, celulares ou outros aplicativos barulhentos. Se quiser ouvir música durante a meditação, escolha tons calmos, gentis e repetitivos, que não quebrem sua concentração.

Outra opção é acionar uma pequena fonte de água – o som da água corrente pode ser extremamente calmante.

2 – Use roupas confortáveis

Um dos maiores objetivos da meditação é acalmar a mente e bloquear fatores externos – porém, isso pode ser difícil se você se sentir fisicamente desconfortável devido a roupas apertadas ou restritivas.

Tente usar roupas folgadas durante a prática de meditação e certifique-se de remover os sapatos. Use um suéter ou cardigã se planeja meditar em algum lugar frio. Caso contrário, a sensação de frio consumirá seus pensamentos e você se sentirá tentado a cortar a prática.

3 – Sente-se numa posição confortável

Como afirmado acima, é muito importante permanecer confortável durante a meditação – por isso, encontrar a posição ideal para você é essencial. Tradicionalmente, a pessoa medita enquanto se senta em uma almofada no chão, na posição de lótus ou meia-lótus.

A não ser que suas pernas, quadris e lombar sejam muito flexíveis, as posturas de lótus tendem a arquear a lombar e impedi-lo de equilibrar o torso ao redor da espinha.

Escolha uma postura que permita que você fique com as costas eretas. A coisa mais importante é permanecer confortável e relaxado. Seu torso deve estar equilibrado de maneira que a coluna suporte todo o seu peso da cintura para cima.

 

4 – Siga sua respiração

A técnica mais básica e universal de toda a meditação é a que segue a respiração. Escolhe um ponto acima de seu umbigo e foque mentalmente em tal região. Fique atento à ascensão e à queda de seu abdômen enquanto respira.

Não faça um esforço consciente para mudar seus padrões de respiração – apenas respire normalmente. Tente focar apenas em sua respiração. Não pense sobre sua respiração ou passe algum tipo de julgamento dela (ex.: que essa respirada foi mais curta que a outra). Apenas tente conhecê-la e estar atento a ela.

5 – Repita um mantra

A meditação por mantra é outra forma comum de meditação, que envolve a repetição de um mantra (um som, uma palavra ou uma frase) várias e várias vezes até silenciar a mente e entrar num estado meditativo profundo.

O mantra pode ser qualquer coisa que você possa decorar facilmente. Alguns bons mantras para iniciantes envolvem palavras como: Om; paz, calma, tranquilidade; e silêncio.

Se quiser usar mantras mais tradicionais, você pode usar a palavra “Hum”, que significa “Eu sou” em sânscrito, “Om mani padme hum” ou a frase “Sat, Chit, Ananda”, que significa “Existência. Consciência. Felicidade”.

6 – Pratique a visualização

A visualização é outra técnica popular de meditação que envolve a criação de um lugar pacífico em sua mente e a exploração do mesmo até a mente atingir um estado de completa calma. O lugar pode ser qualquer um – porém, ele não precisa ser inteiramente real. Ele poderia ser único e personalizado para você.

  • O lugar visualizado poderia ser uma praia quente, um campo de flores, uma floresta silenciosa ou até uma sala confortável com lareira. Independentemente do lugar escolhido, permita que ele seja seu santuário.

 

DICAS

  • Não espere resultados imediatos. O propósito da meditação não é transformá-lo em um mestre Zen após uma noite. A meditação funciona melhor quando é feita sem grandes motivos, sem que o usuário se prenda aos resultados.
  • A meditação praticada por um longo período de tempo gera muitos resultados benéficos, sendo que a pratica continuada é válida. Benefícios incluem: aumento da consciência e da percepção; estresse reduzido; humores mais calmos e relaxados; memória e foco melhorados; e aumento na matéria cinzenta (células cerebrais) em várias partes do cérebro.
  • Os benefícios da meditação podem ser sentidos antes que o praticante tenha conseguido manter o foco ou limpar a mente eficientemente, simplesmente como resultado da prática.
  • Tome uma aula guiada de meditação. Se você não sentir certeza de como começar a meditar, pode ser uma boa ideia ter aulas de meditação e encontrar um procedimento que funcione.
  • Não permita que sua voz interior entre pela porta dos fundos pela sua mente. Observe-a, mas não se associe com ela.
  • Faça o que funciona melhor para você. O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Não permita que isso lhe desanime. Lembre-se de relaxar!

 

Fonte parcial: http://pt.wikihow.com/Meditar

 

6 dicas para meditar com facilidade
5 (100%) 1 vote

Like it? Share with your friends!

-2
1.8k shares, -2 points

Deixe seu Comentário

comentários