A ansiedade corresponde à excitação do neurônio e a sua necessidade de descarregá-la. A ansiedade normalmente é desencadeada quando a pessoa entra em contato com situações novas e desconhecidas ou quando a situação contém alto valor afetivo.
Para combater a ansiedade, o primeiro passo é identificá-la. O corpo fica tenso, existe uma necessidade de se movimentar fisicamente (mexer pés ou mãos e inquietação em geral), a respiração está mais acelerada e o pensamento fica agitado (muitas ideias passam pela cabeça de forma acelerada). Algumas vezes a cabeça fica confusa e não se sabe direito o que se quer.
Capítulos do artigo
Simtomas da Ansiedade
Se você tem algum desses sintomas, fique atento!
Sintomas Físicos
- Tontura ou sensação de desmaio
- Falta de ar ou respiração ofegante
- Enjoo e vômitos
- Dor ou aperto no peito e palpitações no coração
- Dor de barriga, podendo ter diarreia
- Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido
- Tensão muscular, causando dor nas costas
- Irritabilidade e dificuldade para dormir
Sintomas Psicológicos
- Agitação e balanço das pernas e dos braços
- Descontrole sobre os próprios pensamentos
- Preocupação
- Nervosismo
- Dificuldade de concentração
- Medo constante
- Sensação de que algo ruim vai acontecer
- Preocupação exagerada em relação à realidade
A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.
5 dicas para combater a Ansiedade
1) Evite o excesso de informações
No passado o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente, o Registro Automático da Memória (RAM), transformando nossa mente num depósito de informação, o que nos torna hiperativos.
2) Diminua o ritmo
É impossível deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos. Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada. E pior, torna-se uma pessoa insatisfeita, agitada. Estamos vivendo sob a lógica do fast-food emocional, não é a qualidade do que consumimos que produz o prazer, mas a quantidade. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio e descoberta.
3) Critique os estímulos visuais e sonoros
A mídia reforça a propaganda sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos. Temos ansiedade ao consumir. Você já percebeu o quanto nosso consumo está baseado na emoção, e não na lógica? Caímos nas armadilhas dos apelos visuais e sonoros da indústria cultural, vivemos mais na aparência que na essência.
4) Não se torne escravo da tecnologia
A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes. Pais e filhos não cruzam suas histórias, raramente trocam experiências de vida. É preciso uma desintoxicação digital.
5) Cuidado com a competição predatória
A paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso. Uma pessoa com a SPA tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções, refletir sobre suas falhas. É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.
Com essas dicas e a prática diária de Duvidar, Criticar e Determinar ser diferente, será possível gerenciar a ansiedade, tornando sua qualidade de vida saudável perante as intempéries da vida.
Bibliografia:
http://menthes.com.br/dica-menthes-a-sindrome-do-pensamento-acelerado/
http://www.ansiedade.com.br/transtornos/ansiedade/