Mais do que nunca vivemos em uma sociedade urgente, rápida, ansiosa e cheia de excessos. Muitas pessoas são consumidas por suas mentes agitadas e estressadas. Ficamos irritados quando o computador demora para carregar, quando a internet cai, com o trânsito, quando alguém demora para responder nossas mensagens.

Ficamos constantemente angustiados e entediados, mas principalmente somos atacados pelo grande mal do século, a Ansiedade. Cerca de 80% da população mundial em algum momento de sua vida vai sofrer com algum nível de ansiedade.

Não é apenas a qualidade dos pensamentos que afeta as nossas vidas mas também a quantidade e a velocidade dos pensamentos. A verdade é que pensar excessivamente é uma bomba contra a nossa qualidade de vida.

Basicamente nosso cérebro absorve toda informação que presenciamos. Durante muito tempo achávamos que nosso cérebro seria capaz de absorver todas as informações que vêm da escola, da tv, e dos jornais, das longas horas de trabalho, das redes sociais e dos celulares, sem falar em toda pressão, preocupação e cobrança.

Mas o problema é que esse excesso de informação satura nossas mentes. Impede que absorvemos o que realmente importa e altera gravemente o nosso processo de construção de pensamentos.

E por fim acabamos nos tornando escravos de nossas mentes. Acabamos pensando exageradamente sem qualquer tipo de autocontrole. Correndo grandes riscos de esgotarmos nossos cérebros e sofrermos conseqüências seríssimas para nossa saúde emocional.

 

Síndrome do Pensamento Acelerado

Para o prazer de viver, a inteligência e a criatividade. Este enorme volume de informações causa a SPA (síndrome do pensamento acelerado). Este é o principal causador da ansiedade.

O que acontece com o nosso cérebro é muito parecido com o que acontece com uma máquina.
Se colocarmos a máquina para funcionar em um ritmo acelerado sem parar, é muito provável que ela começa a apresentar problemas e falhas ou até mesmo entre em colapso.

Então se você quiser controlar e amenizar a ansiedade é fundamental aprender a desacelerar os seus pensamentos e a gerenciar a sua mente.

Eu vou te mostrar as melhores maneiras e técnicas de você combater este grande mal.

1 – Diminua a quantidade de informações

Como nós vimos, captamos tudo o que vivenciamos. Evite o excesso constante; Pare de bombardear a sua mente com todos os tipos de dados e informações.

Existe um limite de quantidade de coisas que conseguimos absorver. Não gaste seu limite com coisas que não são importantes.

Seja sempre seletivo, o cérebro é como um músculo, ele fica cansado e precisa de descanso.

 

2 – Viva o momento presente

Pare de ficar conectado com os aparelhos eletrônicos o tempo todo, viva o aqui e o agora. As pessoas sentam para fazer uma refeição e antes mesmo de apreciar a comida pegam um celular para checar as conversas.

Começe a viver o mundo que está à sua volta! Aproveite os momentos para reorganizar seus pensamentos, conhecer pessoas novas, observar e aproveitar o ambiente e a situação.

 

3 – Tenha Foco

Nada de ficar fazendo milhões de coisas ao mesmo tempo. O vício pela multi-tarefa pode prejudicar a sua saúde mental e os seus resultados.

Nada de ficar checando e-mails, verificando celular, lendo notícias, atualizando as redes sociais tudo ao mesmo tempo. Enquanto faz coisas que são realmente importantes, pare e foque em apenas uma coisa por vez.

 

4 – Pratique atividades lúdicas e lentas

Procure ouvir com maior freqüência músicas tranquilas, como por exemplo, música clássica ou músicas com frequência em 432hz.

  • Aprenda a tocar algum instrumento
  • Pratique exercícios físicos
  • Faça teatro
  • Dançe
  • Visualize atentamente as Mandalas
  • Ou então começa a pintar

Aliás este é um dos principais motivos dos livros de colorir terem feito tanto sucesso nos últimos anos, eles promovem a desaceleração da mente tranqüilizam e aumentam a concentração.

Ou então, aprenda a desenhar e pintar Mandalas, é um ótimo exercício pra mente e pra alma.

 

5 – Pratique a técnica do DCD

Duvide ➡ Critique ➡ Decida

Essa técnica funciona como uma espécie de higiene mental. Você deve utilizá la sempre que for atacado por pensamentos negativos e que te deixam ansioso.

A verdade é que na grande maioria das vezes pensamentos e sentimentos negativos não representam a realidade. Mas nós deixamos tomar em conta de nossas mentes de tal forma que eles acabam desvirtuando a verdade e afetando as nossas vidas.

Então eu vou te dar um exemplo de uma situação que pode te deixar ansioso.
Uma entrevista de emprego. Imagine que você se preparou muito para essa situação mas logo quando chega no local e senta na cadeira você começa a ser atacado por pensamentos e sentimentos negativos.

Assim que eles aparecerem, DUVIDE deles imediatamente, eles são apenas fantasias que vão inventar as mais diversas coisas na sua mente, não acredite no que eles dizem. Em seguida CRITIQUE cada pensamento perturbador e cada emoção angustiante que aparecer.

 

CONCLUSÃO

Trate de forma desprezível mostre para você mesmo que eles são insignificantes perto de tudo o que você se preparou, de toda sua experiência, de tudo que você pesquisou e estudou para chegar na entrevista.

E por fim determine onde você quer chegar. Mostre que quem manda na situação é você, que você não é um escravo dos seus pensamentos. Pense que nada será mais forte que a sua vontade e a sua determinação para conquistar aquela vaga de emprego.

Comece a praticar esta técnica em todas as situações em que você se sente ansioso e você verá uma grande diferença na sua vida.

Com o tempo os pensamentos negativos serão substituídos por pensamentos positivos. E a ansiedade cada vez fará menos parte de sua vida.

 

Fonte: Ilustradamente (YouTube)

5 Dicas de Expert para Reduzir a Ansiedade
5 (100%) 2 votes

Like it? Share with your friends!

0
6 shares

Deixe seu Comentário

comentários