V iver no presente é estar em harmonia com todas as coisas. É estar consciente de tudo que há ao nosso redor. E isso é muito difícil. As pessoas vivem inconscientes, vivem no piloto automático porque tem medo e dificuldade de viver no presente.

E por que viver o presente é tão difícil? E qual a ligação entre viver o presente e sua saúde?

Neste artigo vamos dar algumas dicas para que você viva totalmente no presente e de quebra melhorar a sua saúde.

Então vamos lá. Primeiramente é preciso estar em contato com você, com o que você tem de melhor e também com as suas imperfeições. E não gostamos de admitir que temos imperfeições. Por causa do nosso ego, queremos mostrar apenas a nossa parte brilhante mas às vezes temos medo e vergonha da nossa sombra.

Por isso preferimos viver no passado ou no futuro para que não tenhamos contato com esta parte sombria.

E a pergunta é, como?

Quando vivemos no passado ficamos depressivos e quando vivemos no futuro nos tornamos ansiosos, mas quando vivemos no presente estamos vivos, cheio de energia, cheios de positividade e ficamos integrados com o universo. E esse é o caminho.

Agora vamos às três dicas para você viver no presente.

1. Esteja por inteiro e respire!

A primeira dica, onde você estiver esteja por inteiro, respire! Pare de fazer o que está fazendo e preste
atenção na sua respiração, sinta o ar entrando e saindo do seu corpo, sinta o seu pulmão se expandindo e contraindo. E pergunte a você, qual é o seu problema neste exato momento? Não no ano que vem ou amanhã ou daqui cinco minutos. O que está errado neste exato momento?

Você pode sempre enfrentar o agora mas não pode jamais enfrentar o futuro. Você está sempre esperando alguma coisa? Quanto tempo da sua vida você passou esperando?

Esperar é só um estado mental, se você estiver respirando e presente sentindo o seu corpo no seu ambiente, no ambiente que você está, jamais conseguirá se preocupar com o seu futuro ou sofrer com seu passado.

Então esteja por inteiro e perceba a sua respiração, vamos para a segunda dica!

2. Observe o que está acontecendo à sua volta, sem julgar.

Observe o ambiente à sua volta, olhe as cores, as formas dos objetos. Olhe o local onde você estiver. Olhe ao seu redor, mas sem definir se é bonito se é feio, apenas observe.

Nossa mente tem costume de atribuir valor a tudo, nosso pensamento gera emoção e com isso a gente gasta energia.

Não julgar nos torna mais ágeis, mas vivos porque não gastamos esta energia sem utilidade. Conservamos energia e atenção para interagir com o ambiente neste momento. Assim nos tornamos mais calmos, mais lúcidos, mais serenos e mais amorosos. Isso é não julgar.

Por exemplo: alguém que queira nos ofender e diga palavras rudes e grosseiras ao nosso respeito, se a gente atribui valor a fala dessa pessoa ainda que seja mentira, vamos ser tomados por uma emoção negativa que nos aprisiona. Isso nos faz reféns da agressão da outra pessoa.

Mas se não julgarmos, se não atribuímos valor que essa pessoa diz, não vamos ser tomados por essa emoção e nem vamos ser capturados pela atitude do outro.

Então não julgar nos torna livres e senhores de nossos próprios sentimentos, nos dá o domínio da nossa própria vida e nos coloca não submissos as atitudes dos outros.

3. Não se condicione pelo que já aconteceu no passado

Isso não significa que vai acontecer de novo. A nossa mente costuma tomar os acontecimentos como padrões e entender que eles sempre se repetem da mesma forma.

Isso é útil em muitas das situações, como por exemplo quando somos crianças, quando colocamos a mão no fogo ou em algo muito quente. A gente queima a mão e aprendemos a não repetir esta atitude e não repetir este padrão que nos preserva dos riscos e perigos.

Mas quando tratamos das relações humanas, dos nossos relacionamentos com as pessoas, com a nossa família, com os nossos filhos, marido ou alguns amigos, isso não é verdade.

Muitas coisas acontecem em nossas vidas como por exemplo uma mágoa causada ou uma ofensa no momento específico; um sentimento não retribuído; um ato sem intenção, diferente do fogo que queimou a nossa mão, porque não vamos colocar a mão de novo pra ver se vai queimar novamente. Porque a gente já aprendeu essa lição.

Mas quando um acontecimento envolve uma emoção e um sentimento, este padrão fica registrado e tendemos a repetir e acreditar que isso não vai acontecer de novo.

Devemos nos abrir as infinitas possibilidades de relações com inúmeras pessoas que cruzam a todo tempo em nossa vida. Devemos entender que cada relação é única e que estabelecemos livremente com cada um que nos cerca.

Assim não condicionamos o que já aconteceu no passado como algo que vai acontecer de novo e ficamos abertos às relações, com mais amorosidade e autenticidade.

Então pra isso é preciso focar no momento presente, esqueça as relações do passado. O que aconteceu já foi, ficou lá atrás. Pra quê se lembrar e estragar o seu presente?

Viva as relações e os acontecimentos da sua vida no agora. Se dê a oportunidade!

E o que tudo isso tem a ver com a sua saúde?

Quando você está presente com todas as memórias negativas que você deixa de reviver, você aumenta sua energia e disposição. Pois você não está gastando energia com seu passado (que pode gerar uma depressão) e nem com o seu futuro que pode causar uma ansiedade ou hipertensão.

Estar presente é estar consciente de todos os processos orgânicos do seu corpo e está em estado de alerta natural sem preocupações e sem sobrecarregar sua suprarenal, o que diminui drasticamente o estresse.

Então é isso!
Espero que você tenha gostado dessas dicas e que você tenha percebido a importância de viver no
presente. E o principal, que você aplica essas três dicas e que tenha muita energia e disposição na sua vida!

3 Sacadas para viver no Presente e melhorar sua Saúde
5 (100%) 3 votes

Like it? Share with your friends!

0
3 shares

Deixe seu Comentário

comentários